PRIMAVERA

Bela Silva & Hugo Luz

 

"Primavera" foi o título dado a esta mostra, onde a artista Bela Silva é desafiada a intervir sobre dez bases de candeeiro, em faiança, desenhadas pelo arquiteto Hugo Luz. 

 

As bases emergem por via de um elemento simples, um cilindro, que se multiplica sobre a forma de variação, através de um processo manual, de olaria, que permite que não existam duas peças iguais e que são posteriormente pintadas uma a uma por Bela Silva.

 

A forma quis-se "silenciosa", como se de uma tela em branco se tratasse, sem a menor tentativa de "competir" com o trabalho da artista, para que esta pudesse imprimir todo o seu saber. 

 

Uma vez aceite o desafio, Bela Silva, que aqui se vê "afastada" do seu universo escultórico, habitualmente composto por meio de texturas complexas, não se deixa intimidar, e inunda-nos de fresco recorrendo a atmosferas primaveris que se pautam por cores, perfumes, elementos gestuais e ecrãs de sinais que galopam o próprio espaço, com nítida alegria e festividade, por intermédio de voltas assertivas e livres.

 


 

«Printemps» était le titre donné a cette présentation, où l’artiste Bela Silva est défiée pour intervenir sur dix bases de lampe, en faïence, dessinées par l'architecte Hugo Luz.

Les bases apparaissent à travers un élément simple, un cylindre, qui se multiplie sur la forme de variation, par un processus manuel, de poterie, qui permet de ne pas laisser exister deux pièces identiques et qui sont postérieurement peintes une par une par Bela Silva.

La forme a été voulue "silencieuse", comme une toile blanche, sans l’once de "compétition" avec le travail de l'artiste, pour qu’elle puisse imprimer toute sa connaissance.

Une fois le défi accepté, Bela Silva, qui se voit ici "éloignée" de son univers sculptural, habituellement composé par des textures complexes, elle ne se laisse pas intimider et elle nous inonde de fraîcheur en utilisent des atmosphères printanières qui sont gouvernées par des couleurs, des parfums, des éléments gestuels et des écrans de signaux qui galopent l’espace même, avec une joie visible et festive, par l’intermédiaire de tours affirmés et libres.

 

Descubra o artista/Découvrez l'artiste